Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes

modelagem matematica de fluxo e transporte de contaminantes

A Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte de Contaminantes consiste na representação matemática de um modelo conceitual idealizado com base no levantamento e interpretação de dados e observação do sistema hidrogeológico real. O objetivo deste modelo é uma melhor compreensão da dinâmica do sistema real, possibilitando, assim, a previsão de situações futuras e, algumas vezes, de situações passadas; minimizando os custos e direcionando os investimentos e as estratégias para a recuperação de áreas degradadas.

A modelagem matemática pode ser utilizada para os seguintes objetivos:

  • visualização tridimensional da dinâmica de sistemas complexos de fluxo de água subterrânea;
  • determinação de zonas de capturas de poços;
  • simulação e previsão das respostas físico-químicas de um aquífero, com a quantificação do fluxo e do transporte de contaminantes;
  • avaliação de concentrações de substâncias ou elementos químicos em pontos de interesse, verificando se determinado receptor será atingido ao longo do tempo; e
  • avaliação da eficácia/eficiência de sistemas de remediação propostos (sistemas de bombeamento, remoção da fonte, contenção geotécnica, etc.).

Temos profissionais com experiência internacional no desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos para fluxo e transporte de contaminantes.

 

CGAgeo Meio Ambiente e Geologia Ltda.
Rua Dr. Luiz Migliano, 1986, CJ 2708
Morumbi - São Paulo/SP
Tels.: +55 11 3739.3379 | 3740.2600
e-mail: contato@cgageo.com.br

Fale Conosco