O uso do amianto na produção de materiais de construção, sempre esteve relacionada a alta resistência física e química desse mineral fibroso.
O amianto é utilizado na fabricação de telhas, caixas d´água, pastilhas e lonas de freio e para isolamento térmico e acústico, devido a suas características possui maior risco à saúde humana.
Nos últimos anos, foi descoberto que estas fibras podem ser liberadas facilmente no ar com o desgaste dos materiais, fazendo com que sejam aspiradas na respiração.
As fibras do pó do amianto quando inaladas ou ingeridas podem causar lesões nos pulmões e outros órgãos e é um dos principais agentes carcinogênicos ocupacionais.
Assim, os materiais feitos a partir de amianto têm sido excluídos da construção, estando presentes apenas em edifícios antigos que não foram ainda reformulados.
Em áreas que tinham ou ainda tem, o amianto no seu processo produtivo, é necessária a identificação da presença do amianto para proteção dos colaboradores e a definição do adequado manejo.
Para identificação do amianto são coletadas amostras no solo e no ar e submetidas a análise microscópica.
Quer saber mais sobre a CGA e como auxiliamos nessa investigaçãao? Não perca tempo e clique em saiba mais.